domingo, 19 de abril de 2009

USAMA parte à descoberta do Património de Fornos de Algodres


No pretérito dia 18 de Abril a docência da Cadeira de Património Histórico e Cultural da Universidade Sénior de Rotary de Mangualde (USAMA) levou a efeito uma Viagem de Estudo a terras de Fornos de Algodres.
Tal visita inseria-se no plano curricular da Cadeira de Património e pretendeu, também, assinalar e comemorar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.
Tendo saído pela manhã do Largo da Câmara a comitiva, composta pelos diversos alunos da Universidade, por alguns membros da Direcção da Universidade, pelo Presidente do Rotary Club de Mangualde e pelo professor de Património Histórico e Cultural, dirigiu-se a Terras de Algodres.
O início dos trabalhos de estudo deu-se no CIHAFA (Centro de Interpretação Histórica e Arqueológica de Fornos de Algodres) com a visita à Colecção Visitável de Arqueologia.
Daí o périplo continuou, a pé, até à Igreja Matriz da vila, rumando-se posteriormente à Calçada Romana. De seguida visitou-se o Pelourinho da vila e as várias Casas Solarengas de Fornos de Algodres.
O almoço foi devidamente apreciado na Quinta das Courelas que, diga-se em abono da verdade, brindou a USAMA com excepcionais pratos do Património Gastronómico daquela região.
Seguidamente, e enquanto a chuva que ameaçava não caiu, viajou-se até á aldeia de Infias onde se pode apreciar a Ara romana dedicada ao Deus Mercúrio.
A viagem continuou até á vetusta povoação de Algodres. Aí foi possível visitar a Igreja Matriz, de fundação Medieval e a Igreja da Misericórdia do Século XVII. Visitou-se, de igual forma as casas de pendor solarengo da aldeia e apreciou-se a paisagem natural e a ruralidade daquelas paragens.
Havia a intenção de visitar o Dólmen de Matança e de Cortiçô, bem como o Castro de Santiago e a Fraga da Pena, porém a chuva teimou mesmo em fazer a sua aparição e resolveu atrapalhar os planos iniciais.
De regresso a Fornos de Algodres deixámos a Dra Fátima Reis, funcionária do CIHAFA, que tão profissional e simpaticamente nos guiou na Visita de Estudo.
Foi na realidade uma iniciativa do agrado de todos os participantes e fizeram-se votos de que rapidamente se possa efectuar outra Viagem de igual teor.
Efectivamente, o Património Histórico e Cultural atrai e faz sair de casa, mesmo em dias em que as condições climatéricas não são as melhores, as pessoas. Foi o que aconteceu naquele dia, em que nenhum dos inscritos para a Viagem de Estudo falhou á chamada.
Saliente-se ainda que à iniciativa se juntaram alunos das outras disciplinas da USAMA e não apenas os de Património Histórico e Cultural.

1 comentário:

José Miguel Marques disse...

bem esta viagem parece ter sido muito bem organizada (parabéns), mas também se nota que correu tudo pelo melhor.
ainda bem que assim foi, mas enquanto uns de divertiam, outros cumpriam um ritual não menos importante, que era cumprir aquela que é a primeira etapa de uma caminhada que tem como destino Fátima.
um abraço